_ Cursos Profissionais

Um futuro para ti, perto de ti!

Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações

Frequência Gratuita

Percurso do ensino secundário com a duração de 3 anos letivos e com uma forte ligação ao mundo profissional.

Os Cursos de Ensino Profissional permitem o prosseguimento de estudos num Curso de Especialização Tecnológica, num Curso Técnico Superior Profissional ou no Ensino Superior.

Os Cursos de Ensino Profissional desenvolvem competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão indo de encontro às necessidades de trabalho locais, nacionais e internacionais.

Um Curso de Ensino Profissional, uma das variantes do Ensino Secundário estabelecida em Portugal em 1989, proporciona aos seus detentores uma qualificação profissional de nível 4, de acordo com a nova escala de 1 a 8 produzida pela Portaria 782/2009, de 23 de Julho. Para além disso, proporciona igualmente o acesso ao Ensino Superior.

A referida portaria transpõe para a legislação Portuguesa a estrutura dos níveis de formação profissional definidos pela Decisão n.º 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de Julho, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias, n.º L-199, de 31 de Julho de 1985.Ver legislação

Condições de acesso:

  •   Ter concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente;
  •   Não ter concluído o 12.º ano de escolaridade ou equivalente;
  •   Idade até 19 anos;
  •   Poderão ter 20 anos desde que não tenham interrompido os estudos e tenham transitado no ano letivo anterior;
  •   Ter disponibilidade para a frequência do ciclo de formação em regime diurno.

Estes cursos conferem:

  •   O ensino secundário (12.º ano);
  •   Uma qualificação profissional.

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos diferenciados de aprendizagem.

O Plano de Estudos inclui três componentes de formação: sociocultural, científica e técnica

A componente técnica inclui obrigatoriamente uma Formação em Contexto de Trabalho (FCT)/Estágio que visa a aquisição e o desenvolvimento de competências relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional. Estes cursos culminam com a apresentação de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Horários

Os Cursos Profissionais funcionam em regime diurno.

Destaques

Alice no País das Maravilhas

No passado dia 21 de maio, os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia realizaram a transmissão em direto da conhecida peça de teatro “Alice no País das Maravilhas”, pela oficina de teatro da Capricho Bejense. Para assistir, clique aqui.

Cantata “Atrairei Todos a Mim”

No dia 19 de março, os alunos dos vários anos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, realizaram a transmissão em direto do concerto comemorativo do Centenário da entrada na Diocese de Beja do Bispo D. José do Patrocínio Dias, cantata “Atrairei Todos a Mim”. Os alunos ajudaram, ainda, no transporte, preparação do equipamento e do espaço para a transmissão em direto para o nosso canal do Youtube, proporcionando a uma vasta comunidade assistir a este magnífico concerto. Assistir aqui.