Erasmus+ a decorrer

Projeto Erasmus+ “Healthy Life – Healthy Kids – Healthy Future” (2019-1-BG01-KA229-062232_4)
Neste projeto, o nosso Agrupamento de Escolas está a trabalhar com parceiros da Bulgária, da Roménia e da República da Macedónia do Norte. Já foi realizada a mobilidade inicial a Elazig, na Turquia, entre os dias 24 e 30 de Novembro de 2019, onde fomos representados pelos docentes Herlander Mira (coordenador do projeto), Luís Carvoeiras e Maria José Barroca. A mobilidade prevista para Portugal no passado mês de março foi adiada devido ao COVID-19 e foi pedida à Agencia Nacional e extensão do projeto por mais 12 meses. A calendarização prevista das mobilidades em falta é a seguinte:
Portugal (Beja) – Março de 2021
Roménia (Perisoru) – a definir
República da Macedónia do Norte (Bitola) – a definir
Bulgária (Ruse) – a definir
Consulte o programa do projeto aqui.

Projeto Erasmus+ “How to Survive in Nature?” (2019-1-LT01-KA229-060736)
O Agrupamento de Escolas nº1 de Beja está a trabalhar com parceiros da Lituânia, da Turquia, da Roménia e da Eslovénia. Já foi realizada a primeira mobilidade de professores à Turquia – de 26 a 30 de Novembro de 2019. Os docentes Sérgio Rocha (coordenador do projeto), Teresa Carocinho e Graça Castilho representaram o agrupamento neste primeiro encontro do projeto em Istambul. Todas as mobilidades em falta serão reagendadas devido ao COVID-19 e foi pedida à Agência Nacional e extensão do projeto por mais 12 meses. A calendarização prevista das mobilidades é a seguinte:
Eslovénia (Celje) – Fevereiro em 2021 (prof. Sérgio Rocha, prof. Pedro Madeira e psicóloga Ana Serrano)
Roménia (Ploiesti) – Abril de 2021
Portugal (Beja) – a definir em 2021/2022
Lituânia (Kartena) – a definir em 2021/2022

Projeto Erasmus+C.L.I.L. (Content and Language Integrated Learning) (2019-2020)
O Agrupamento de Escolas nº1 de Beja, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Cuba, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira e a Câmara Municipal de Vidigueira viram aprovada a sua candidatura conjunta ao projeto Erasmus+ “Vidigueira CLIL On It”. Neste âmbito, foi realizada no dia 22 de Maio de 2019, a primeira reunião com os docentes selecionados de entre os 22 candidatos das três escolas do nosso agrupamento. Cinco destes docentes realizaram uma formação em Malta no mês de Outubro de 2019 e outros cinco realizarão outra formação em Praga no próximo ano letivo, em data a designar. O objetivo destas formações é a integração da língua inglesa na prática letiva dos vários ciclos de ensino e nas várias disciplinas.
Participaram os seguintes professores:
Formação CLIL em Malta: Fátima Carapinha (Pré-escolar), Sérgio Rocha (Matemática 3.º ciclo), Conceição Casanova (Inglês 3.º ciclo), Telma Rosa (1.º ciclo/Educação Especial) e Margarida Canha (Pré-escolar/Educação Especial).

Entrepreneurial Skills in Schools Education: Nurturing Citizenship and Entrepreneurship (2018/2020)
O Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja está atualmente envolvido no projeto Erasmus+ “E.S.S.E:N.C.E.- Entrepreneurial Skills in Schools Education: Nurturing Citizenship and Entrepreneurship” que teve inicio em Setembro de 2018 ano e terá a duração de 24 meses. Este projeto está a ser muito interessante e pretende desenvolver competências de empreendedorismo nos jovens, tais como o espírito de equipa, a visão de futuro e auto-conhecimento e auto-eficácia. Para além do nosso Agrupamento, neste projeto europeu participam ainda escolas de outros três países – Itália, Turquia e Polónia – duas universidades – Universidad de Murcia (Espanha) e Lapeenrannan Teknillien Yliopisto (Finlândia), uma organização com experiência a nível da educação para o empreendedorismo, Framtidsfrön ideell förening (Suécia) e um Centro de Treino de Competências, Consorzio Ro.Ma (Itália). Este projeto está a ser muito interessante e pretende desenvolver competências de empreendedorismo nos jovens, tais como o espírito de equipa, a visão de futuro e auto-conhecimento e auto-eficácia. Para já, a equipa de projetos do agrupamento participou em quatro reuniões com os parceiros: uma em Roma (Novembro de 2018, na qual participaram os professores Leopoldina Almeida e Herlander Mira), em Estocolmo (Fevereiro de 2019 com os professores Leopoldina Almeida, Durval Silva e Sérgio Rocha), em Pleszew na Polónia (Junho de 2019, com os professores Leopoldina Almeida e Luís Carvoeiras) e em Ankara na Turquia (outubro de 2019 com os professores Leopoldina Almeida e Durval Silva). Teve lugar na Universidade de Múrcia (Espanha) em Fevereiro de 2020 uma formação para professores. O nosso agrupamento fez-se representar pelos docentes Leopoldina Almeida, João Gouveia, Ana Hilário e Helena Reis. De Setembro a Dezembro de 2020 será realizado o trabalho com os alunos, em sala de aula. Os resultados serão apresentados no encontro final do projeto o qual estava previsto realizar em Beja em Junho de 2020 mas foi adiado devido ao COVID-19 e ainda não tem data prevista para a sua realização. A data de conclusão do projeto foi entretanto adiada para Fevereiro de 2021.
A página oficial do projeto pode ser consultada aqui.