
Assinalou-se no dia 24 de Outubro o Dia Municipal para a Igualdade. A Escola Secundária Diogo de Gouveia, em parceria com o Festival das Marias e com a colaboração especial da artista plástica bejense e antiga aluna da nossa escola, Cristina Matos, participou com uma atividade de Arte Urbana.

As turmas 11ºF e 10ºH/H1 realizaram workshops de pintura com a presença de Cristina Matos e no dia 24 de Outubro foram para a rua, colar os trabalhos nas paredes da cidade.

A desigualdade de género tem a sua raiz na subvalorização social pelo feminino e pelas mulheres, exceto no que diz respeito às funções específicas de reprodução. Este fator tem sido a base na desigualdade histórica entre homens e mulheres e, apesar dos progressos atingidos em muitos países do mundo, ele persiste e pode reproduzir-se através dos novos meios tecnológicos de comunicação. Hoje, a igualdade entre mulheres e homens é considerada em todo o mundo uma questão de Direitos Humanos e uma condição de justiça social, necessária para que as sociedades se tornem mais modernas e mais equitativas. É, por isso, um requisito para o desenvolvimento e a paz e, nos países democráticos, uma condição para o exercício efetivo e pleno da cidadania.