Quis o destino que, numa tarde ventosa de inverno, uma pequena coruja das torres caísse do ninho, diretamente para o recreio da Escola Básica de Beringel. Os nossos alunos, pequenos “vigilantes da natureza”, entraram em contacto com técnicos do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) que procederam à recolha do animal e o levaram para o CARAS (Centro de Acolhimento e Recuperação de Animais Silvestres de Évora).
Depois de algumas semanas de recuperação, a pequena coruja ficou apta para ser libertada.
No passado dia 30 de maio, sexta-feira, dois Vigilantes da Natureza do ICNF dirigiram-se à Escola Básica de Beringel para ajudar as nossas crianças a conhecerem a sua profissão e libertarem a nossa amiga coruja que regressou ao seu habitat.
Para surpresa das nossas crianças, não foi apenas libertada uma, mas sim três corujas das torres. A Cacau, a Lua e a Estrelinha, nomes escolhidos pelas crianças para apadrinhar estas três “amigas”.
Após algumas semanas de investigação, alguns projetos em torno do tema e de alguns trabalhos sobre estes animais, as crianças de Beringel passaram a ter como vizinhas três jovens corujas das torres.
Foi uma tarde mágica que ficará na memória de todos.