Oferta à Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+

Os alunos do 12.º ano das turmas B e B1, da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja desenvolveram o projecto “Ler e Ajudar” ligado à “cidadania e ao desenvolvimento”, que resultou na oferta de uma cadeira de rodas à Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+.
No âmbito do projecto, os alunos redigiram textos com os quais compuseram uma revista chamada “Esvoaçando: Projecto Ler e Ajudar”, destinada a venda e, assim, obtiveram uma verba destinada a ajudar uma instituição de cariz social.
Com o apoio da Professora Isabel Gonçalves, os alunos decidiram apoiar a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+, através da oferta de uma cadeira de rodas e duas canadianas que permitem à Equipa apoiar doentes com mobilidade reduzida, contribuindo para a sua maior autonomia na fase final da vida.
As ajudas técnicas foram entregues à Equipa numa breve cerimónia realizada no dia 14 de Junho, na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja.
De acordo com a Equipa Beja+, “iniciativas como esta contribuem para a necessária reflexão e consciencialização sobre os cuidados paliativos entre os jovens estudantes e constituem um exemplo de como a Escola pode ser um agente sensibilizador da comunidade”.

A Exm.ª Senhora Delegada Regional de Educação do Alentejo fez também questão de felicitar os alunos envolvidos: “É com SATISFAÇÃO que a Direção de Serviços da Região Alentejo da DGEstE apresenta FECILITAÇÕES quer, aos alunos do 12º ano de Escolaridade, Turmas B e B1 como à Escola Secundária Diogo de Gouveia, pelo ato de CIDADANIA de oferta de cadeira de rodas e duas canadianas aos cuidados Paliativos da ULSBA, o qual consideramos Muito Meritório, atendendo até que a verba angariada para a oferta resulta da venda da Revista “Esvoaçando: Projeto Ler e Ajudar” feita pelos alunos.

(fotografia retirada do jornal “Atual” em http://www.oatual.pt/noticias/alunos-solidarios-ofereceram-cadeira-de-rodas-a-equipa-de-cuidados-paliativos-beja)