Estivemos no Centro Escolar de Santiago Maior, com os alunos do 4ºB e respetiva professora Cláudia Paulino, bem como com a Profª Bibliotecária Mª da Luz Estevéns.
Poderíamos perguntar-nos – mas as crianças vão encontrar algum interesse neste tema? Afinal de contas estamos a falar de Filosofia…! É um desafio e tanto!
Pois é, mas por muito improvável que pudesse ter sido o êxito, a verdade é que se tratou de uma sessão espetacular: a curiosidade inata, a espontaneidade na resposta, o interesse em descobrir mais, o à-vontade na participação, ainda sem o “medo” de ser julgado, tornaram a sessão um sucesso.
Temas complicados descomplicaram-se, à sua medida, de tal forma que os 50 minutos previstos se tornaram em duas horas e quinze minutos – aquelas crianças nem mencionaram a palavra “intervalo”, algo que teria sido, de certeza, reivindicado pelos mais velhos!
O nosso agradecimento ao docente Fernando Carvalheiras, professor de Filosofia na Escola Secundária Diogo de Gouveia, pelo modo como envolveu as crianças nos desafios, como conseguiu prender a sua atenção de forma tão constante e contínua, e, sobretudo, pela forma entusiasta e empática com que lidou com as situações .
A estreia foi um êxito! Para o ano haverá mais!

