Cidadania e Desenvolvimento – Violência no Namoro

A violência é um crime público.

Violência no namoro é um ato de violência, pontual ou contínuo, num contexto de uma relação de namoro. Todas as formas de violência no namoro (física, psicológica, sexual, social, verbal) têm por base uma relação de poder desigual entre os/as parceiros/as e são usadas como estratégias de controlo. Todas as formas de violência no namoro têm como objetivo magoar, humilhar, controlar e assustar. A violência nunca é uma forma de expressar amor por outra pessoa.Os dados da UMAR mostram que 58% de jovens até ao 12.º ano de escolaridade reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência. Os dados da associação Plano i, cujo estudo incide sobre a população universitária, mostram que 53,8% de jovens já sofreram pelo menos um ato de violência no namoro. Ambas as análises apontam para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência como a psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário e hábitos de convívio, entre outros).

Ser vítima de violência por parte de alguém com quem escolhemos namorar é uma experiência dolorosa e complicada de resolver. A violência no namoro pode fazer-nos sentir muito sozinhos, assustados, envergonhados, culpados, inseguros, confusos, tristes e ansiosos. Mas é importante lembrarmo-nos que a violência NUNCA é aceitável. NUNCA, sob qualquer motivo, alguém tem o direito de ser violento/a connosco! A violência é uma forma errada de resolver os problemas e as dificuldades de um namoro.

Procurar ajuda é fundamental. Procura alguém que possa apoiar-te e proteger-te. Na escola, os professores, o psicólogo e o assistente social podem ajudar-te. Podes também ligar para a APAV, o atendimento é gratuito e confidencial.

VÍDEOS PRODUZIDOS:
Vídeo 1 – ver aqui.
Vídeo 2 – ver aqui.

Se és ou conheces alguém que vitima de algum tipo de violência, pede ajuda, denuncia.

Liga 800 202 148 ou envia SMS 3060 Mais informações aqui:
https://www.apavparajovens.pt/pt/go/o-que-e1
https://www.casa-qui.pt/index.php/perguntas/32-como-saber-se-sou-vitima-de-violencia-no-namoro
https://escolasaudavelmente.pt/alunos/adolescentes/amor/violencia-no-namoro
https://www.cig.gov.pt/area-portal-da-violencia/violencia-no-namoro/campanhas/