Alunos da Escola Diogo de Gouveia fazem estágio no Hospital de Beja

O Hospital José Joaquim Fernandes recebeu o primeiro grupo de alunos do Curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja.

Durante dois meses (junho e julho), 13 alunos, com idades entre os 15 e os 19 anos, a frequentar o 11.º ano, desenvolveram o seu estágio de formação em contexto de trabalho, integrados nos diversos Serviços do Hospital, percebendo e executando tarefas que serão úteis na sua formação académica e profissional, caso desejem continuar na área da saúde.

Durante o seu estágio, os alunos foram preparados para a execução de várias tarefas, auxiliando na prestação de cuidados de saúde aos utentes/doentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo dos Serviços hospitalares.

Uma experiência em contexto de trabalho, com rotinas próprias e com níveis de responsabilidade elevados, tendo em conta o ambiente hospitalar em que foram integrados.

De referir que o sucesso desta experiência só foi possível graças ao empenho e receção dos profissionais nos diferentes Serviços/Unidades, à Professora Helena Aguiã (Escola Secundária Diogo de Gouveia) e às Enfermeiras da ULSBA, Fátima Pinheiro e Fátima Cano, responsáveis pelo acompanhamento e orientação do grupo de alunos no Hospital.

Notícia retirada do sítio web oficial da ULSBA, e pode ser acedida aqui.