Matrículas 2020/2021 – Informações aos Encarregados

Matrícula e Renovação de Matrícula para o ano letivo 2020/2021

Inicie uma matrícula, renovação ou transferência aqui (Login do Encarregado de Educação).

As matrículas e renovação de matrículas para o ano letivo 2020/2021 obedecem ao estabelecido no Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril e no Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, alterado pelo Despacho Normativo nº 5/2020, de 21 de abril.
Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que o processo de matrícula e renovação de matrícula, com ou sem transferência de estabelecimento de ensino, deverá ser efetuado eletronicamente, preferencialmente a partir de casa, na aplicação Portal das Matrículas que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home

O registo de primeira matrícula, renovação de matrícula e pedido de transferência de escola para a Educação Pré-Escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, decorre de 4 de maio a 30 de junho:

Os registos de matrícula nos outros anos iniciais de ciclo 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos 1º, 2º, 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário decorrem a partir de 26 de junho.

Para matrícula na modalidade de Ensino Artístico Especializado, deve o encarregado de educação estar na posse de uma declaração de vaga, a solicitar no estabelecimento de educação e ensino da modalidade de Ensino Artístico Especializado que o seu educando pretende frequentar, a qual vai ser solicitada no preenchimento do pedido de matrícula.
Para a matrícula de alunos provenientes do estrangeiro e matrículas de alunos que frequentaram em Portugal planos de estudos estrangeiros e para os quais seja necessário um processo de equivalência, após a submissão do processo de matrícula no Portal das Matrículas, deve ser contactado o estabelecimento de educação e ensino de 1ª preferência para que proceda ao pedido de equivalência.

Para a utilização do Portal de Matrículas o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação no referido portal:

Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
Cartão de Cidadão – Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível aqui)
Chave Móvel Digital – Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação aqui.

Caso seja impossível efetuar a matrícula ou renovação de matrícula através do Portal das Matrículas, por insuficiência de meios informáticos ou inexistência de ligação à Internet, os Encarregados de Educação deverão entrar em contacto telefónico com os Serviços Administrativos das Escolas do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Beja da sua área de influência, os quais indicarão o local onde se deverão dirigir, bem como a hora e o dia em que deverão comparecer. É obrigatório o uso de máscara.

• Escola Secundária Diogo de Gouveia: 284 315 320
• Escola Básica de Santiago Maior: 284 389 230
• Escola Básica de Santa Maria: 284 313 000

Correio eletrónico dos Serviços Administrativos: sa@agr1beja.pt

Para mais detalhes relativos aos procedimentos de matrícula para o ano letivo 2020/2021 consulte as perguntas frequentes da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) aqui.

Beja, 4 de maio de 2020
O Diretor

Pode consultar um vídeo-tutorial aqui.